quinta-feira, 30 de junho de 2011

Como Acessar Programas do Painel de Controle Usando o Executar

Como acessar diretamente um módulo no Painel de Controle Usando o "Executar"
Os módulos do painel de controle são (salvo algumas exceções) simples programas com a extensão .cpl. Sendo assim você pode executar diretamente a maioria dos módulos do painel simplesmente localizando e executando o módulo correspondente. Você pode criar um atalho para o módulo como cria um atalho para qualquer outro programa.
Veja abaixo a lista de módulos mais comuns, com seus respectivos arquivos .CPL
Obs: Pode ser que dependendo da versão do seu Windows, alguns comandos não funcionem.

password.cpl  > (Senhas)
appwiz.cpl  > (Adicionar/Remover Programas)
desk.cpl  > (Propriedades de Vídeo)
inetcpl.cpl  > (Opções para a Internet) e (Usuários)
main.cpl  > (Mouse), (Teclado), (Fontes), (Impressoras) e (Energia)
mmsys.cpl  > (Multimidia) e (Sons)
modem.cpl  > (Modems)
sysdm.cpl  > (Propriedades de Sistema) e (Assistente para instalar Novo Hardware)
timedate.cpl  > (Data e Hora)
timedate.cpl  > (Configurações Regionais)
joy.cpl  > (Joystick / Controladores de Jogos)
netcpl.cpl  > (Rede)
telephon.cpl  > (Telefonia)
ups.cpl  > (No-Break)
themes.cpl  > (Configuração dos Temas para a área de trabalho)
access.cpl  > (Opções de Acessibilidade)
sticpl.cpl  > (Câmeras e Dispositivos de imagem)
powercfg.cpl  > (Gerenciamento de Energia)
mlcfg32.cpl  > (Configuração das Propriedades de e-mail do Microsoft Exchange ou Novell Groupwise)
ncpa.cpl  > (Rede)
rascpl.cpl  > (Monitor da Rede Dial-UP)
srvmgr.cpl  > (Gerenciamento do Servidor)
ports.cpl  > (Portas)
console.cpl  > (DOS Prompt Properties Applet)
devapps.cpl  > (PCMCIA Applet + SCSI Applet + Tape Devices Applet)
dtccfg.cpl  > (Microsoft DTC)
bdeadmin.cpl  > (Borland Database Engine Administrator)
odbccp32.cpl  > (Gerenciamento de fontes ODBC 32 Bits)
tweakui.cpl  > (Tweak UI)
findfast.cpl  > (Utilitário “Busca Acelerada” do MS Office)

Nos casos em que um mesmo arquivo .cpl contém mais de um módulo (main.cpl, inetcpl.cpl e mmsys.cpl são os casos mais comuns) executar diretamente o cpl vai executar apenas o primeiro módulo contido no arquivo. Para executar um módulo específico nesses casos é preciso apelar para o uso do programa control.exe, assim:
control mmsys.cpl @1
O exemplo acima executa o módulo (sons), contido em mmsys.cpl. O número após a arroba é o número do módulo a ser executado, sendo que o primeiro módulo é sempre “0″. Então para executar o módulo (multimídia) que também está contido em mmsys.cpl, você deve executar:
control mmsys.cpl @0
ou
control mmsys.cpl
porque o módulo “0″ é o default a ser executado

Como acessar diretamente uma página específica de um módulo
Você pode ampliar ainda mais sua comodidade e fazer com que um módulo já apareça aberto na página que você usa com maior frequência. Por exemplo, quando eu abro o módulo Sistema, sempre vou em seguida para o Gerenciador de Dispositivos, que é a segunda página. Para fazer isso direto, basta executar:
control sysdm.cpl,,1
O número após as duas vírgulas é o número da página que você deseja abrir. A primeira página (a que já aparece aberta normalmente) é normalmente a página “0″ (segundo a Microsoft, seria sempre a página “0″, mas soube que existem exceções que não pude confirmar ainda).

Como evitar que um módulo seja carregado ao abrir o Painel de Controle
Impedir que um módulo seja carregado tem três objetivos práticos: evitar que os usuários mexam com certas configurações do sistema, acelerar a exibição do painel e localizar problemas na abertura deste.
Você pode evitar que um módulo seja carregado de duas maneiras
1)Renomeie o .cpl correspondente ou tire-o da pasta \Windows\System
Quando você solicita a abertura do painel de controle, todos (e apenas) os arquivos com extensão .cpl do diretório windows\system serão carregados (salvo condição que explico adiante). Então basta fazer com que o sistema não encontre o arquivo para que ele não seja carregado.
2)Edite a seção [Don't load] de Control.INI
Quando o painel de controle é aberto, o arquivo Control.INI é examinado à procura de uma seção chamada [Don't load] que determina os nomes dos módulos que não devem ser carregados. Assim a seguinte linha sob a seção [Don't load]:
modem.cpl=yes
significa que o módulo (modem) não deve ser carregado. Cuidado para não se confundir: “yes” significa não carregar e “no” significa carregar.
Uma seção [Don't load] comum parece com a seguinte:
[don't load]
snd.cpl=yes
joystick.cpl=yes
midimap.drv=yes
Se a seção [don't load] já existir, você deve acrescentar linhas a ela. Se não existir, você pode criá-la. A explicação de como se faz isso foge aos limites do objetivo deste texto.

Atalhos para o Painel de Controle
Se você usa o Painel de Controle com frequência e acha tedioso o click-click necessário para chegar a qualquer um de seus módulos, pode acelerar o processo de várias maneiras:
Tornar o Painel de Controle um item do Menu Iniciar
Na Pasta Menu Iniciar ou em qualquer de suas sub-pastas, crie uma nova pasta com o seguinte nome:
Painel de Controle.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}
Quando você der ENTER, se tiver procedido corretamente, tudo escrito após as palavras “Painel de Controle” desaparecerá. Se a pasta permanecer com o nome esquisito acima, algo deu errado.
Note que tudo o que está escrito após o ponto “.” (incluindo ele mesmo) tem que permanecer exatamente como está acima. A denominação que você vai dar (tudo antes do ponto) depende do seu gosto pessoal.
Você deve criar uma nova pasta e dar a ela esse nome durante sua criação. Renomear uma pasta existente, mesmo que tenha sido criada recentemente, pode não funcionar.
O Painel de Controle aparecerá no seu Menu Iniciar e todos os seus módulos serão listados em sub-menu. A vantagem deste método é que a exibição dos itens é muito mais rápida que pela abertura tradicional do painel de controle.
Nota1:
O código acima (tudo depois do ponto) é a ClassId do Painel de controle. Você não precisa decorá-lo ou anotá-lo se quiser ser capaz de aplicar essa dica em qualquer computador, quando tiver vontade. Basta executar regedit e dar uma busca pela expressão “Painel de Controle” (no windows em português, claro) que você cairá direto em
HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}
Que mostra exatamente a ClassId do Painel de Controle. Se por algum motivo você não cair direto nesta chave, basta continuar a busca, que certamente acabará encontrando.
Talvez ajude-o a fixar melhor a idéia de como é feito esse truque, se você atentar para o fato de que tudo o que você está fazendo é criar uma pasta com um nome qualquer, mas com uma extensão que é exatamente um ClassId.
A propósito (se você é esperto(a) já deve estar pensando nisso), para criar atalhos para as pastas Impressoras e Fontes, você pode usar exatamente o mesmo método, substituindo o ClassId pelo das referidas pastas. Você pode encontrá-los do mesmo jeito indicado na Nota 1, mas só para não deixar a dica incompleta:
Nota2:
Impressoras.{2227A280-3AEA-1069-A2DE-08002B30309D}
Fontes.{BD84B380-8CA2-1069-AB1D-08000948F534}


Fonte : Ryan.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário