sexta-feira, 22 de abril de 2011

Desfragmentar o HD (Smart Defrag 2)


Com certeza você ja deve ter ouvido alguem dizer: "Desfragmente o seu HD porque teu computador vai ficar mais rápido." Mas porque é necessário desfragmentar o disco e porque o seu computador ficará mais rápido depois disso?Vou tentar explicar de forma bem resumida e básica os motivos para isso.
O Sistema operacional Windows é preguiçoso!Quando colocamos um arquivo no HD, o Windows simplesmente coloca o arquivo (até divide o arquivo em varias partes) no primeiro espaço que está ao seu alcance.Por exemplo: Vamos supor que você tenha uma pasta de 1 Gb.Agora você apagou essa pasta.No lugar da pasta ficará um espaço vazio de 1Gb.Agora você tem um arquivo de 2 Gb pra colocar no seu HD.O Windows não vai organizar seus arquivos pra encontrar um espaço de 2 Gb.Ele vai dividir seu arquivo e colocar 1 Gb nesse espaço vazio (onde anteriormente tinha a pasta de 1Gb) e o resto vai colocar nos primeiros espaços vazios que encontrar pelo caminho.Desse modo seu arquivo vai ficar fragmentado.Quando precisar acessar esse arquivo o Windows vai perder um tempo procurando aonde ele deixou todos os fragmentos.
O que a Desfragmentação faz é organizar isso:Juntar as partes fragmentadas e também juntar os mesmos tipos de arquivos.Assim quando ele for atrás de um arquivo, ja vai saber onde está e será muito mais rapido.Igual a diferença entre procurar um objeto em um quarto bagunçado e procurar em um quarto todo arrumado e organizado.Em qual será mais rapido?
Deu pra entender a explicação?Eu uso um programa que considero muito bom nesse sentido. O nome dele é "Smart Defrag 2". Ele é gratis mas não fica por baixo de muitos programas pagos por aí.Quando for usa-lo, eu aconselho a usar a opção "Desfragmentar e otimizar completamente".
Obs: Se possivel faça uma limpeza completa no seu computador: retire os arquivos que você não usa mais e que estão somente ocupando espaço, depois disso use um programa chamado "CCleaner".Ele removerá todos os arquivos inuteis para o Windows.(Não afeta seus arquivos pessoais). Depois de feito isso, você pode usar o "Smart Defrag" para desfragmentar o seu HD.Faça isso e note a diferença ao abrir arquivos ou pastas e até mesmo fazer qualquer coisa no seu computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário